/, Notícias/16 anos da Coleção A Capital!

16 anos da Coleção A Capital!

Foi no dia 30 de setembro de 2004, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, que lançamos o livro “Romeu Paulo da Costa: vida e arquitetura”, um projeto da Factum Pesquisas Históricas e conteúdo elaborado em co-autoria do historiador Marcelo Sutil e do arquiteto Salvador Gnoato. Quem diria que esse lançamento viria a ser o início de uma grande jornada! Sim, porque logo em seguida veio outro título, dos mesmos autores, sobre a vida e a obra do arquiteto Rubens Meister, contemporâneo e amigo de Romeu Paulo da Costa. Hoje, 16 anos depois, são 15 títulos publicados do que se configurou uma coleção sobre memória urbana, a Coleção A Capital.

No meio do caminho, em 2010, a Coleção A Capital foi reconhecida com uma das principais ações, em todo o território paranaense, de divulgação do conhecimento, recebendo o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do saudoso MinC, pelo IPHAN-PR.

São 15 títulos, 12 autores  e autoras, um prêmio e inúmeras ações de divulgação dos conteúdos em diversos ambientes e entidades, desde escolas públicas até instituições estaduais, como o SESC Paço da Liberdade e o SESI Cultura. Quase a totalidade desses títulos tendo sido viabilizada por meio do incentivo municipal à cultura, a Coleção A Capital é um empreendimento que amplia o acesso à produção do conhecimento acadêmico, uma vez que tais pesquisas são resultantes de trabalhos científicos dos autores e autoras.

O que temos a comemorar desses 16 anos de vida dessa mulher que agora se torna a Coleção A Capital, é a crença de que somente a cultura é capaz de gerar uma sociedade consciente, solidária e que busca, por meio dos laços de afetividade, se consolidar enquanto uma comunidade pautada pelo respeito e pela diversidade. É o que a Factum e todos os seus colaboradores e colaboradoras, autores e autoras, produtores e produtoras culturais, revisores e revisoras de textos, diagramadores e assessores e assesssoras de imprensa que em algum momento estiveram envolvidos com a confecção de um desses 15 títulos acreditam, tenho certeza. E, em nome de todos e todas, agradeço essa parceria em prol da cultura e do acesso ao conhecimento, o qual nos liberta dos preconceitos e ódios.

Conheça a Coleção A Capital, adquira os livros e faça o conhecimento circular!

Que venham mais 16 anos, pelo menos.

2020-10-01T07:26:34+00:00destaques, Notícias|